RELATÓRIO DA XV ASSEMBLÉIA DA FEDERAÇÃO
DAS CONGREGAÇÕES DOMINICANAS DO BRASIL
Uberaba, MG
A Assembléia cujo objetivo principal era: "Construir juntas um projeto de Formação Inicial com os elementos essenciais do Carisma Dominicano", teve início no dia 24 de agosto de 2007, no Centro de Estudos e Espiritualidade Santo Tomás de Aquino, às 20:00 horas, com a invocação ao Espírito Santo. Ir. Gioconda Boreli, presidente da FCDB, deu as boas vindas às presentes e em seguida houve a apresentação das participantes. Ir. Rosa Barboza, secretária da FCDB, apresentou a pauta da assembléia e fez a distribuição dos crachás. Ela comunicou que, por motivo da morte de uma de suas Irmãs, em São Paulo, deverá se ausentar da Assembléia por um dia.
Com o canto do Salve Regina foi encerrado este momento de abertura da Assembléia.
Dia 25
Iniciamos o dia com uma oração orientada por Ir. Gabriela Montero, a partir do texto de Lucy Tatman: "As Quatro Mulheres".
Ir.Judite Aparecida Barbosa deu as boas vindas às Irmãs que chegaram neste dia e convidou a todas que nos apresentássemos. Em seguida, apresentou frei Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira op. que nos assessorou durante esta manhã, ajudando-nos a refletir sobre a Populorum progressio, "documento no qual podemos encontrar os traços de nossa profunda espiritualidade da compaixão, testemunhada por Pe. Lebret nas suas reflexões econômicas e sociais". Inicialmente, frei Paulo se referiu ao pedido do Mestre da Ordem, frei Carlos Aspiroz Costa para celebrarmos os 10 anos de jubileu em comemoração ao período de fundação da Ordem, de 1206 a 1216.
Partindo da pessoa de Jesus e da novidade do Reino de Deus, trazida por Ele, frei Paulo fez uma reflexão sobre as exigências do Reino. A espiritualidade do Reino exige de nós uma opção pelos valores do Evangelho: opção pelo poder enquanto serviço: opção pela misericórdia contra o legalismo; opção pela vida contra toda cultura de morte; opção pela justiça contra toda e qualquer forma de opressão; opção pelo pobre.
A encíclica PP. foi escrita na década de 1960, no pontificado do Papa Paulo VI, num contexto em que o mundo estava fascinado pelo desenvolvimento, sem levar em conta o humanismo. Depois de várias considerações sobre a realidade que estamos vivendo, no âmbito da política, da economia, do social e da Igreja, frei Paulo encaminhou os trabalhos em grupo, tendo como texto de base o encarte do boletim Semeando, da edição nº 15 de fevereiro de 2007.
Em seguida, houve o plenário para partilha das reflexões feitas nos grupos. Frei Paulo concluiu fazendo um apelo para que tomássemos conhecimento e participássemos do plebiscito popular sobre a Vale do Rio Doce, de 01 a 09 de setembro 2007 e da Campanha popular " A Agroenergia é nossa!".
Iniciamos os trabalhos da tarde com informações sobre o Projeto trienal de formação para Formadores e Formadoras, para a AL. e Caribe, aprovado na Assembléia do CIDALC, em fevereiro de 2007. O próximo encontro de Formadoras e Formadores da AL e Caribe acontecerá em Lima, Peru, em 2008, com data a definir.
Em seguida, fomos convidadas a refletir em grupos sobre a construção de um Projeto comum de Formação inicial, com os elementos essenciais do carisma dominicano, a partir das seguintes questões:
1-Quais os desafios que você encontra na Formação inicial?. 2- Como sua Província trabalha os elementos essenciais do Carisma Dominicano na Formação inicial ? Que dificuldades encontra? 3- Você acha viável um projeto comum de formação inicial em relação aos elementos essenciais do Carisma dominicano? 4- Se a resposta da questão acima for positiva, dê sugestões para o encaminhamento desse projeto. Que etapa da Formação privilegiar? Quando iniciar?
No plenário houve a partilha dos grupos, esclarecimentos, reflexões. Estas foram as decisões:
– constituir uma Equipe, com uma formadora de cada Congregação, para iniciar uma reflexão em vista da elaboração do Projeto;
– iniciar com a etapa do Noviciado, com perspectiva de estender este projeto de formação às demais etapas;
– data da primeira reunião da equipe: 24 e 25 de outubro /2007;
– Dar continuidade aos encontros anuais do juniorato conforme sugestões de formandas (os) e formadoras, no encontro de junho 2007, em Uberaba.
A organização do encontro das junioristas/08 continuará sob a responsabilidade da Federação.
Concluímos os trabalhos do dia com a celebração Eucarística, presidida por frei Paulo.
Dia 26
Iniciamos o dia com um momento orante de ação de graças pela atividades realizadas.
Foram feitas comunicações sobre atividades da FD do Brasil e de CODALC (Confederação de Dominicanas da América Latina e Caribe)
CODALC:
– Convite para o Retiro que acontecerá na Argentina de 25 a 31 de janeiro de 2008 com a ssessoria de Frei Carlos Aspiroz Costa e Irmã Margaret Ormand;
– Encontro de Artistas dominicanas/os, data e local a serem definidos;No Brasil:
– Encontro de Educadoras/es dominicanas/os, em Uberaba,MG, nos dias 01e 02 de setembro/07.
– Assembléia Nacional de Justiça e Paz, em Goiânia, de 12 a 14 de outubro de 2007.
– Assembléia Nacional da Família Dominicana, nos dias 01 a 03 de maio de 2008, em São Roque, SP;
– Encontro de Junioristas e Estudantes,op, será nos dias 22 a 25 de maio de 2008, em São Paulo.
– Retiro com frei Brian Pierce, op, de 19 a 23 de julho/08, tema, Mestre Eckhart. Promovido pelas Dominicanas da Província N. S. do Rosário, Monteils, a Federação disporá de 20 vagas. Informações com Irmã Gioconda.
– Próxima Assembléia eletiva da Federação nos dias 23 e 24 de agosto de 2008. Em seguida acontecerá o primeiro Encontro de Noviças,op.
Avaliação:
– O que foi significativo: fala de Frei Paulo contextualizada com os desafios de nossa realidade. Visita à Feira de Artes. Socialização de informações dos diferentes organismos dominicanos (CODALC, CIDALC, FD). Momentos celebrativos. Resposta das Congregações que participaram. O pensar juntas e os encaminhamentos referentes ao projeto comum de formação, nos aspectos essenciais do Carisma Dominicano. Presença de Irmãs formadoras e jovens professas. Propostas acolhidas com respeito. Boa participação de todas as presentes. Conhecimento prévio do que trabalharíamos aqui. Troca de presentes.
– O que leva para a sua comunidade e Província: As notícias, as decisões tomadas, o ânimo, a boa vontade, a disposição, a partilha, a abertura. O compromisso. O projeto de formação comum; a importância de trabalhar juntas, unir forças. A programação de encontros e atividades.
– Sugestões: A participação de mais Congregações. Pensar sempre na Formação Permanente. Fazer acontecer o que foi decidido. Que a diretoria continue visitando as diversas Congregações.
Uberaba, 26 de agosto de 2007 –Equipe de Secretaria da Assembléia