Codalc

Sínteses la asamblea de la Federación de Dominicas del Brasil

Sínteses la asamblea de la Federación de Dominicas del BrasilNos dias 23 a 25 de setembro, em Uberaba aconteceu a Assembleia da Federação, que teve como pano de fundo para reflexão: Olhar de gratidão para o passado, um olhar de misericórdia para o presente, e um olhar de esperança para o futuro e tema: Análise de conjuntura da mulher, hoje, e de nós mulheres dominicanas, contando com assessoria da Ir. Rejane Paiva (Monteils).

Ir. Rejane disse que muito mais que análise de conjuntura era importante analisar as estruturas , pois a crise que estamos passando está mais relacionada a ela.

Com sua maneira alegre, positiva, questionadora foi conversando sobre o tema, falou que a conjuntura está dentro de uma estrutura e que esta é criação humana e precisa ser renovada; que somos criadoras de estruturas e como tal, podemos mudá-las. Para isso é necessário capacidade de escolhas e opções e que só pessoas autônomas e interdependentes são capazes de conduzir e vivenciar tais mudanças.

Para aprofundar estes aspectos apresentou um pequeno vídeo de Ricardo Guimarães «Contexto de Mundo»onde aborda dois modelos de «mundo» Estático – instituição e o acelerado – indivíduo.

Questionou-nos para olharmos que tipo de igreja trazemos dentro de nós; como sermos religiosas dentro do padrão de consumo.

Trabalhou as dimensões do ser humano como seres: corpóreo, pensante, seres relacionais/afetivo/sexual e seres espirituais.
Disse ainda da necessidade de recriar a nossa forma de viver, de nossas comunidades religiosa e comunidades «povo».

Nossa forma de agir hoje:

• cooperação/parceria, trabalhar em rede,
• cuidar da minha autonomia;
• cuidar do eu sem esquecer do nós,
• cuidar da nossa sensibilidade/afetos.

Desafios:

 aceitar que nosso modelo está em crise
 aprender a trabalhar em rede/aliança
 ver o macro e agir pelo «localmente» – dia a dia

Esses são alguns dos pontos partilhados.
Mesmo com um número pequeno de participação, não deixou de ser um momento muito rico para a vida da Federação.

Tivemos oportunidade de participar de uma missa na paróquia dos dominicanos e um momento de confraternização com noviços e toda a comunidade e conhecer um pouco da história dos dominicanos naquela cidade.
Também fomos conhecer o projeto que as irmãs de Monteils desenvolvem com as irmãs idosas.

Já nos dia 07 a 09 de outubro, aconteceu o Dominter em Uberaba, cujo intuito foi reunir as etapas iniciais da formação num grande encontro para comemorar os 800 anos juntos. Já na noite do primeiro dia, houve ordenação sacerdotal de frei Henrique A.. B. Lacerda, onde todas participamos, um momento oportuno para celebrar com nossos irmãos este acontecimento.

O tema foi sobre a pessoa de Domingos e os primórdios da Ordem, com assessoria de Ir. Solange Maria de Carvalho e Frei Paulo Sérgio C. Ferreira. Ir. Solange falou da espiritualidade de Domingos que chegou até nós e nos une ainda hoje. Usou de dinâmicas na hora dos trabalhos em grupo para melhor participação de todos. Já frei Paulo abordou sobre os primórdios da Ordem em Jordan de Saxónia. Foi muito interessante ambas as colocações, mas o mais importante foi a experiência do grupo, o encontrarem-se várias etapas de formação e com congregações diferentes.

Louvamos a Deus por estes acontecimentos na vida de nossa Federação, que os frutos destes encontros e comemorações possamos colher no dia a dia de nossa caminhada.

VER FOTOS

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Scroll al inicio