El Dominter, Encuentro de formadores y formadoras de la familia Dominicana del Brasil se realizó los días 15 al 18 de junio del corriente año, contó con la presencia de 49 participantes entre formadores y formandos.
Hna Rejane trabajó “La Predicación como palabra”, partiendo del texto de Deuteronomio 30, 11- 14: “La Palabra está al alcance de todos, está dentro de nosotros, la Palabra de hace humana y ésta es nuestra principal misión, como humanos, dar luz a nosotros mismos y transformarnos en aquello que somos potencialmente.
Con Fr. Célio, se tocó el tema de la Predicación como diálogo y como diálogo inter religioso.
Los participantes realizaron un paseo cultural por los lugares de la presencia dominicana en Uberaba y una noche recreativa que fue muy positivo.
Adjuntamos el testimonio de uno de los participantes y las fotos que ilustran algo de lo vivido. Agradecemos a Ir Izide Vecchi por la compartir esta información.
O salmista canta que é bom e agradável que os irmãos e irmãs vivam unidos (Sl 133), essa é a experiência vivenciada em cada Dominter. A cada ano as famílias se reúnem e cada membro partilha as alegrias e as dificuldades que encontraram desde o último encontro; festejam a alegria de estarem juntos, alimentam-se de esperanças e voltam para sua realidade. Ao meu modo de ver, o Dominter é o encontro dos filhos e filhas de São Domingos, filhos esses que estão dando os seus primeiros passos nessa família, conhecendo o carisma dado por Nosso Senhor ao nosso pai São Domingos, que é tão caro a Igreja.
É animador perceber o quanto Nosso Senhor quer muito bem à Família Dominicana e o quanto ele mesmo tem enviado mais pessoas para beberem dos ensinamentos de São Domingos e dos daqueles que se filiaram a ele e continuaram a propagação do Evangelho aos homens e mulheres deste mundo em suas realidades cotidianas, não deixando que se esvazie a esperança de dias melhores onde reine a plenamente a justiça e paz.
O Dominter ajuda a fortalecer os laços e alimentar o espirito de pertença a está grande família espiritual de pregadores e pregadoras que cresce em torno da Palavra e da Eucaristia. É entusiasmante perceber que em cada conversa com o outro enriquecemos a nossa vida conhecendo a beleza da missão que cada um exerce em sua realidade. É agradável está com os irmãos e irmãs que querem continuar a difícil missão de anunciar Jesus com a palavra e o exemplo.
O Dominter proporciona a partilha de alegrias, sentimentos, esperanças e experiências. É louvável a reunião e união da nova geração dominicana no Brasil que com os olhos fixos em Jesus querem anunciar a Vida e Esperança ao mundo, mantendo viva a tradição que nos foi entregue pelo nosso Apostólico Patriarca São Domingos e conservada por nossos irmãos e irmãs que em cada tempo souberam ler os sinais de Deus e anunciaram a mensagem do Evangelho, mantiveram-se fiéis aos preceitos do Senhor e ajudaram os seus irmãos e irmãs a trilharem os caminhos da Verdade.
Como filhos e filhas gerados por Domingos para a Igreja de Cristo, devemos tomar consciência que somos anunciadores da Vida junto aos homens e mulheres que convivem conosco e querem ouvir de nossas bocas a Palavra e verem a mesma ser vivenciada em nossas ações cotidianas; estando unidos a Igreja que não nos deixa esquecer o ensinamento do Senhor: “Ide pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toda criatura… e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Cf. Mc 16, 15 e Mt 28, 19) – Por: Frei Iago Maia Pereira, OP