bRASIL: XVIII ASSEMBLEIA DA FEDERAÇÃO DAS CONGREGAÇÕES DAS IRMÃS DOMINICANAS Nos dias 27 a 29 de agosto de 2010, realizou-se, em Amparo-SP, a XVIII Assembléia da Federação das Irmãs Dominicanas do Brasil – FCDB, com a presença de seis Congregações: Romana de São Domingos, Dominicanas da Anunciata, Dominicanas da Beata Imelda, Dominicanas do Rosário de Monteils, Dominicanas de Santa Catarina de Sena e Dominicanas de São José, num total de 21 Irmãs. Tema: A Missão da Pregação Dominicana, hoje
XVIII ASSEMBLEIA DA FEDERAÇÃO DAS CONGREGAÇÕES DAS IRMÃS DOMINICANAS DO BRASIL – FCDB – Amparo-SP, 27 a 29⁄08⁄2010
Nos dias 27 a 29 de agosto de 2010, realizou-se, em Amparo-SP, a XVIII Assembléia da Federação das Irmãs Dominicanas do Brasil – FCDB, com a presença de seis Congregações: Romana de São Domingos, Dominicanas da Anunciata, Dominicanas da Beata Imelda, Dominicanas do Rosário de Monteils, Dominicanas de Santa Catarina de Sena e Dominicanas de São José, num total de 21 Irmãs. Tema: A Missão da Pregação Dominicana, hoje
Frei Mariano Foralosso op. introduz o tema da Assembléia provocando uma reflexão acerca da importância da construção da comunhão intercongregacional dentro do contexto histórico da celebração dos 800 anos da Família Dominicana e 500 anos de pregação na América Latina e Caribe. Faz uma contextualização do início da Ordem, desde o chamado de São Domingos até a missão atual. Ressalta que é uma missão universal.
Nossa pregação deve ser feita a partir dos vários “púlpitos” que hoje nos são apresentados.
As Irmãs: Irene Cardoso, Dominicana de Santa Catarina de Sena, Irmã Benedita Nogueira, Dominicana da Beata Imelda Teresinha Reis e Rosa Maria Barbosa da Congregação Romana de São Domingos partilharam suas experiências de pregação, Timor Leste, Filipinas e Salto da Divisa – MG respectivamente.
Nesta Assembléia, foi eleita a nova coordenação da FCDB, para os próximos dois anos: Irmã Regina Azevedo, Dominicana do Rosário de Monteils; Irmã Irene Cardoso, Dominicana de Santa Catarina; Irmã Adélia Jovita, Dominicana da Beata Imelda e Irmã Maria José de Souza Brito, Dominicana de São José.
Avaliação: O que levamos às comunidades?
Conhecimento maior do que acontece como Família Dominicana, sentir que não estamos caminhando sozinhas; forte sentido de pertença e família, alegria, partilha de experiências ⁄ clima de fraternidade. Percepção de que há um desejo de somar forças e de comunhão. Sinal dos tempos a presença dos jovens nos provocando a levar adiante o Movimento Juvenil. Dominicano, compromisso da pregação no dia-a-dia, que vai além das palavras.
Tema para a próxima Assembléia: PREGAÇÃO E CULTURA – PREGAÇÃO COMUNITÁRIA
“TODOS OUVIMOS FALAR EM NOSSAS LÍNGUAS AS MARAVILHAS DE DEUS” (At 2,11)
O Espírito de Deus nos unge e nos envia para proclamar a Boa Nova da alegria.
Irmã Gioconda Boreli op.