Codalc

Noviciado Intercongregacional: Casa Intercongregacional de Formação Madre Anastasie

Há alguns anos fala-se em um projeto comum de formação pela Federação das Dominicanas do Brasil, assim como nos encontros das Provinciais. No último Encontro das Provinciais realizado em 2019, houve a sugestão de avançar na busca de  concretizar  o projeto.  As Congregações que aderiram à proposta foram as de N.S.do Rosário de Monteils e Congregação Romana de São Domingos.

No ano de 2020 as duas Provinciais, Ir. Solanje Carvalho e Ir. Solange Damião, das referidas Congregações com suas equipes de Governo e Formação avançaram no processo de reflexão para a construção de um Noviciado Intercongregacional, as Provinciais encaminharam o pedido de abertura de um Noviciado comum aos respectivos Governos Gerais, projeto que veio a  se concretizar no dia 15 de agosto de 2021, com a abertura do Noviciado, em Porto Nacional, Tocantins, cidade fortemente marcada pela presença dominicana a mais de 100 anos.

Para este projeto de formação temos 3 noviças: Dania Dirette, Micamelle Britus e Luiza Helena, são acompanhadas pelas Irmãs Danize Mata e Vera Lúcia Oliveira. Nesta etapa contamos com a colaboração de Irmãs de nossas duas Congregações, Frades Dominicanos, Leigos Dominicanos, Sacerdotes Diocesanos de Porto Nacional e etc.

A nossa casa de formação está geograficamente situada numa periferia da cidade de Porto Nacional, onde desenvolvemos as nossas atividades apostólicas no Centro Comunitário Dom Alano du Noday, na Paróquia e num centro de recuperação de dependentes químicos, Fazenda da Esperança. Participamos ainda em atividades do centenário Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Como trabalhamos a interculturalidade?

Trabalhando o autoconhecimento, a valorização das pessoas, aceitação das diferenças, criação de ambientes que favoreçam a espontaneidade, a partilha, a escuta profunda das experiências da outra, o diálogo, a construção da confiança e da abertura;

“Nós, noviças Dominicanas agradecemos as duas Congregações pela abertura do noviciado inter congregacional, estamos animadas e encorajadas para fazer com que o projeto dê muitos frutos.”

Noviciado o que é?

O Noviciado e um período de interiorização fundamental para que a jovem vocacionada passa a profunda sua experiência de Deus, para um discernimento profundo ao chamado do Senhor; se destina ao  aprofundamento da vida de fé, de cultivo da vida sacramental  e litúrgica, de estimulo à vivencia do silêncio e da oração, no espírito dominicano e da herança espiritual da congregação – uma das razões de ser de um noviciado é aprender  a viver das raízes; é momento de descoberta do valor do estudo como caminho de realização pessoal e de descoberta do valor do estudo como instrumento de missão; é experiência na caminhada de aprendizagem na vida consagrada e no estilo de vida que é próprio do espírito e da natureza da congregação; e período para dedicação do valor de si mesma e da clarificação das motivações da opção vocacional.

Por isso, o Noviciado não é um lugar de passagem, mas antes é um lugar onde se realiza uma passagem, uma transição, uma conversão. (Introdução do Plano Comum de Formação)

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Scroll al inicio