Há alguns anos fala-se em um projeto comum de formação pela Federação das Dominicanas do Brasil, assim como nos encontros das Provinciais. No último Encontro das Provinciais realizado em 2019, houve a sugestão de avançar na busca de concretizar o projeto. As Congregações que aderiram à proposta foram as de N.S.do Rosário de Monteils e Congregação Romana de São Domingos.
No ano de 2020 as duas Provinciais, Ir. Solanje Carvalho e Ir. Solange Damião, das referidas Congregações com suas equipes de Governo e Formação avançaram no processo de reflexão para a construção de um Noviciado Intercongregacional, as Provinciais encaminharam o pedido de abertura de um Noviciado comum aos respectivos Governos Gerais, projeto que veio a se concretizar no dia 15 de agosto de 2021, com a abertura do Noviciado, em Porto Nacional, Tocantins, cidade fortemente marcada pela presença dominicana a mais de 100 anos.
Para este projeto de formação temos 3 noviças: Dania Dirette, Micamelle Britus e Luiza Helena, são acompanhadas pelas Irmãs Danize Mata e Vera Lúcia Oliveira. Nesta etapa contamos com a colaboração de Irmãs de nossas duas Congregações, Frades Dominicanos, Leigos Dominicanos, Sacerdotes Diocesanos de Porto Nacional e etc.
A nossa casa de formação está geograficamente situada numa periferia da cidade de Porto Nacional, onde desenvolvemos as nossas atividades apostólicas no Centro Comunitário Dom Alano du Noday, na Paróquia e num centro de recuperação de dependentes químicos, Fazenda da Esperança. Participamos ainda em atividades do centenário Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Como trabalhamos a interculturalidade?
Trabalhando o autoconhecimento, a valorização das pessoas, aceitação das diferenças, criação de ambientes que favoreçam a espontaneidade, a partilha, a escuta profunda das experiências da outra, o diálogo, a construção da confiança e da abertura;
“Nós, noviças Dominicanas agradecemos as duas Congregações pela abertura do noviciado inter congregacional, estamos animadas e encorajadas para fazer com que o projeto dê muitos frutos.”
Noviciado o que é?
O Noviciado e um período de interiorização fundamental para que a jovem vocacionada passa a profunda sua experiência de Deus, para um discernimento profundo ao chamado do Senhor; se destina ao aprofundamento da vida de fé, de cultivo da vida sacramental e litúrgica, de estimulo à vivencia do silêncio e da oração, no espírito dominicano e da herança espiritual da congregação – uma das razões de ser de um noviciado é aprender a viver das raízes; é momento de descoberta do valor do estudo como caminho de realização pessoal e de descoberta do valor do estudo como instrumento de missão; é experiência na caminhada de aprendizagem na vida consagrada e no estilo de vida que é próprio do espírito e da natureza da congregação; e período para dedicação do valor de si mesma e da clarificação das motivações da opção vocacional.
Por isso, o Noviciado não é um lugar de passagem, mas antes é um lugar onde se realiza uma passagem, uma transição, uma conversão. (Introdução do Plano Comum de Formação)